1. Antes de pensar propaganda, entenda marketing. Antes de pensar marketing, entenda gestão empresarial, antes de pensar gestão empresarial, estude muito sobre gestão empresarial.
2. Quando você estiver achando que é muito bom, não peça aumento, peça demissão.
3. Antes de reclamar do salário, reclame de você para você.
4. Se você faz freelance enquanto trabalha numa agência é porque não ganha bem. Se você não ganha bem, faça por merecer ganhar mais.
5. Nunca abandone os clichês. Eles são um eterno material de pesquisa.
6. Toda ideia original é resultado da mistura ou transformação dos clichês.
7. Se sua maior qualidade é ser criativo, mude de ramo.
8. Recuse-se ir a reuniões quando não está preparado.
9. Nada que te deixa dopado acelera o processo criativo.
10. Fazer cerão não é regra, é imposição da conveniência.
11. Quem sabe usar o tempo, faz menos cerão.
12. Atendimento despreparado é sinônimo de pressão. Sinônimo de pressão é desespero. Sinônimo de desespero é prejuízo. Fim do ciclo.
13. Seu patrão é seu talento.
14. Seu ídolo é seu ideal.
15. Só baixe a cabeça pra fazer rough.
16. No varejo, tenha paciência. Na paz, passe para outro job.
17. Redator: quando estiver depressivo, escreva títulos sobre você.
18. Dir. de arte: quando estiver depressivo, faça um desenho sobre você.
19. Planejamento: quando estiver depressivo, planeje um amanhã melhor pra você.
20. Atendimento: quando estiver depressivo, suicide-se.
21. Você trabalha marcas. Pense em você como marca.
22. Para se conhecer melhor como publicitário, faça uma campanha sobre você mesmo.
23. A melhor defesa é uma boa defesa.
24. A melhor ideia não é a sua, é aquela da qual você se apropria.
25. Fofoca em agência é nova mídia.
26. Briga em agência é ação de guerrilha.
27. Criatividade não é virtude, é obrigação.
28. Não busque prêmio. Busque excelência. Excelência ganha prêmio.
29. Leve para a agência: um lápis e os valores da sua família.
30. Guarde o ego no coldre.
31. Pouca verba tem justificativa. Pouca criatividade não.
32. Quando sair de uma agência para outra, fale bem da anterior. Antes de sair da nova, fale a verdade para justificar a sua última saída.
33. Viaje além do baseado. Se você não fuma, gaste seu dinheiro viajando.
34. Se dizem que suas ideias valem ouro, peça comissão.
35. Público-alvo não segue tendências de propaganda.
36. Quem cria para publicitário é agência de agência. E olhe lá!
37. Em criação publicitária só há um limite: a tênue linha entre o criativo e o ridículo.
38. Se “em casa de ferreiro”… A agência vai mal.
39. Em terra de cego quem tem um olho é publicitário.
40. Não perca tempo buscando referências. Ganhe tempo buscando ser referência.
41. A propaganda que você vê na TV é um refluxo de mil ideias: ou reprovadas, ou empurradas na pressa, ou matematicamente calculadas para virar prêmio.
42. Faltou idéia? Pense ao contrário. Ainda falta? Saia da sala.
43. Compreenda as diversas filosofias e descubra que não vale a pena ter uma só.
44. Se só o Google te salva, mande seu currículo para lá.
45. Só tenha medo de riscos quando estiver desarmado.
46. O que diferencia uma pasta boa de uma ruim é o profissional que está segurando.
47. O melhor remédio para mau caráter é veneno.
48. Cem ideias e sem ideias é a mesma coisa quando não se tem uma solução para o problema.
49. Seja iconoclasta das suas próprias idéias.
50. Melhor que ter um perfil de publicitário, é ser um publicitário novo a cada trabalho.
51. Criação: entenda mais de atendimento que o atendimento.
52. Atendimento: entenda mais de criação que o pessoal da criação.
53. Melhor que ter mil ideias é ter uma solução.
54. Estude casos de sucesso e, principalmente, de insucesso, para saber como não agir.
55. Antes de jogar o briefing na criação, faça um briefing do briefing e jogue na criação.
56. Antes de exigir rapidez, explique devagar qualquer que seja o processo.
57. Melhor do que saber dar um não, é saber para dar um sim.
58. Planeje suas folgas. Cultura de trabalho escravo é para quem gosta de ser escravo.
59. Vista a camisa da empresa - por baixo do seu blazer.
60. Vai chegar um momento em que você vai cansar e achar tudo isso muito patético. Parabéns, você é um publicitário de verdade.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
60 dicas de um redator
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