segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água


Hoje, dia 22 de março, é o dia Mundial da Água criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Nesse mesmo dia em 1992, a ONU criou uma "Declaração Universal dos Direitos da Água”. Então sejam conscientes e não esqueçam... não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Aproveitando o post sobre o dia de hoje, recebi um email "Como matar mosquitos ecologicamente". Como dengue e água tem tudo haver, vai a dica:

Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma ideia é trazê-los para casa numa armadilha que pode matar muitos destes insetos.

O que nós precisamos é, basicamente:

200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura
e uma garrafa plástica de 2 litros:

A seguir estão os passos a desenvolver:

1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar a parte do gargalo:


2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Quando você tiver a água quente misturada com açúcar, deixar esfriar depois.


3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar.
Ela criará dióxido de carbono.



4. Colocar a parte do funil, virada p/ baixo, dentro da outra metade da garrafa.


5. Cobrir toda a garrafa com algo preto, e colocar em algum canto de sua casa.

Em duas semanas você vai ver a quantidade de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa. Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar esse método muito útil em casas, escolas, creches, hospitais e residências.


Link

Nenhum comentário: