Um excelente texto da redatora Luise Lima da DM9DDB para o site CCSP:
Um novo movimento está surgindo, bonito de se ver. E, antes mesmo de aparecer nas campanhas publicitárias, a causa já tinha adeptos nas ruas e redes sociais: a positividade.
As pessoas estão mais dispostas a abraçar ideias e conceitos que tornem sua vida e a dos outros melhor em algum aspecto. E não importa o tamanho da ação: de um simples aplicativo para quebrar o tédio no trânsito a uma campanha nacional para conhecer melhor seus vizinhos. As pessoas querem mais vida, leveza, sentido. E as grandes marcas já perceberam isso.
Criatividade continua em alta, mas a propaganda está se tornando mais humana. As grandes ações sem compromisso, para ser o primeiro ou o maior do mundo, estão dando lugar a soluções e ideias que tenham relevância na vida das pessoas. Criar um “sol” na cidade que quase nunca vê a luz do dia é um exemplo disso. Trazer de volta um time que jogou há 15 anos, resgatando a autoestima dos jogadores e unindo um país, é outro exemplo. Criar uma lixeira que marca pontos para recolher mais recicláveis é promover benefício de maneira inteligente. O que todos querem é contribuir positivamente, seja simplificando a rotina, divertindo ou engajando as pessoas em uma causa social. E isso já é motivo para aderir e espalhar em todas as redes.
Proximidade também é a palavra da vez, até mesmo no sentido literal. Depois do boom virtual, as ações e campanhas estão vivendo o regresso: voltando a bater na porta das casas, a encontrar os consumidores nas ruas. Tudo está acontecendo em paralelo: a mesma campanha que vive um sucesso no site também está com uma vending machine criativa nas ruas, formando filas, gerando sorrisos e distribuindo sorvetes. Enquanto o conceito “the fun theory” se espalha na internet, uma escada em formato de piano entretém milhares de pessoas na estação de metrô. Muito mais do que assistir ou divulgar, o que todo mundo quer é participar. E quanto mais sensorial, mais humano. As marcas já estão notando essa mudança e investindo também em experiências marcantes em ambientes reais.
A propaganda está cada vez mais verdadeira, mais integrada à vida das pessoas. E as marcas estão mais humanas, com valores e personalidades bem definidos. O resultado dessa mistura são campanhas com vocação para se tornarem movimentos sociais. Cada conceito se torna uma experiência para ser vivida e compartilhada.
Por Luise Lima, redatora da DM9DDB
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