domingo, 5 de junho de 2011

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia do meio ambiente é dia de reflexão e de busca por um mundo melhor livre de agressões ambientais, de miséria absoluta e de geração de situações de segregação que tem motivado a tantos problemas de nossos povos. O dia do meio ambiente é antes de tudo um momento de entendimento de nosso papel no planeta e da firme visão de que precisamos mudar nossos hábitos e costumes antes que seja tarde e nosso planeta seja inabitável para as gerações vindouras. A luta pela defesa do ambiente envolve educação, simplicidade e muita atitude para o bem do planeta e de todas as formas de vida. (EAAN)

Se dando conta de que o planeta Terra não tem mais condições de continuar sofrendo com ações como queima indiscriminada de combustíveis fósseis e destruição de florestas, a ONU, através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), criou em 1972 o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo 5.
Poderia falar: "Vamos plantar uma árvore em comemoração dessa data tão especial", mas não, não apenas hoje devemos plantar. Vamos cuidar da nossa natureza, vamos plantar mais, cortar menos e incentivar atitudes sustentáveis em nosso ambiente de trabalho, em casa... É uma grande ajuda. Hoje não tem eco-dica, afinal toda semana tem. Hoje vou compartilhar algumas campanhas publicitárias, aproveitem:

A carioca Quê criou para o Instituto OndAzul campanha para lembrar do Dia Internacional do Meio Ambiente. São anúncios que procuram mostrar que, quando poluímos, também colocamos em perigo nossa própria espécie.

Ficha Técnica:
Diretor de Arte: Rodrigo Ribeiro
Redator: Eduardo Almeida
Diretores de Criação: Eduardo Almeida and Chiquinho Luchinni
Fotografia: Rudy Hühold
Manipulação:Furia
Atendimento: Tatiana Soter, Danielle Portela, Marina Gouvea e Gláucia Machado
Mídia: Vanessa Alves, Elton Baesso, Luciana Santos, Priscila Edmundo e Ronny Alvarado

A Wunderman criou para "Danoninho para Plantar" uma ação online em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Limitada a 20 mil fãs da marca, o seguidor poderão escolher um dos pixels disponíveis na área de reflorestamento virtual e batizá-lo com seu próprio nome.

A campanha será ativada pelo perfil de Danoninho no Twitter, @danoninho_br, que convida os seguidores a contribuir com a preservação da natureza. As árvores geradas na "Floresta de Pixel" ganharão correspondentes reais. Cada pixel equivalerá a 1 m² de Mata Atlântica. As árvores serão plantadas em parceria com o Instituto de Pesquisa Ecológica - IPÊ. Desenvolvido pela subsidiária brasileira da Danone, "Danoninho para Plantar" quer motivar os consumidores a viver "experiências ecológicas".

Ficha Técnica:
Título: Floresta de Pixels
Site: www.florestadepixel.danoninho.com.br
Cliente: Danone
Produto: Danoninho
Direção de criação: Rodrigo Jatene, Adriano Abdalla
Diretor de criação associado: Alexandre Lima
Diretores de Arte: Rafael Willians, Lais Poma
Redator: Diego Ferrite
Tecnologia: Bruno Mosconi, André Matos, David Pereira, Eduardo Felix e Débora Bachião
Atendimento: Monika de Faria Lima Cerqueira, Paula Nunes e Robson Braga
Aprovação cliente: Rodrigo Matheus, Mariana Rodrigues, André Britto e Rodrigo Chaimovich

Outras empresas, como a Heineken e a Ambev, possuem metas “verdes” de longo prazo. Ambas as companhias têm projetos, já em andamento, para redução da quantidade de água utilizada na produção das bebidas, assim como redução da produção de gases estufa, como o gás carbônico.

Já a rede de supermercados Pão de Açúcar, que também tem compromissos com o meio ambiente traçados para 2012, está investindo em alternativas para as sacolas plásticas, como sacolas biodegradáveis e carrinhos de lona. A companhia aposta também em uma melhor gestão de resíduos, tendo como meta implantar estações de reciclagem em todas as lojas da rede.


Recentemente, a motosserra cantou alto. Assistimos a cinco assassinatos de líderes extrativistas e pequenos agricultores na Amazônia. Acompanhamos também mais um passo do desmantelamento da legislação florestal com o Código Florestal dos ruralistas sendo aprovado na Câmara dos Deputados.

Por este motivo, o SOS Florestas lembra que, nesta semana do meio ambiente, mesmo não tendo muito que se comemorar, não podemos ficar parados. O SOS Florestas é uma rede de organizações da sociedade civil, incluindo o Greenpeace, que se articula em prol da defesa das florestas.

Notícias 1, 2, 3 e 4.

Nenhum comentário: