domingo, 18 de setembro de 2011

Mala Direta - Como ser eficaz

Segundo o dicionário Mala direta é, 1. Mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores. 2. Tipo de mídia, que consiste em enviar mensagens pelo correio. Ou seja, nada mais é do que aquelas cartas vendendo ou anunciando algo e que você simplesmente joga em cima da mesa ou outro móvel qualquer pois as contas são mais importantes. Claro que quando o produto é de seu interesse você abre e lê. A melhor saída é atrair o cliente desde o momento que ele pega o bolo de correspondências através do envelope. Veja alguns exemplos:



Para tentar convencer as pessoas a usarem menos ar-condicionado, já que esses aparelhos emitem gás carbônico que acelerar o aquecimento global, a Grey de Hong Kong criou para o Earthwatch Institute três leques diferenciados com o formato dos principais animais prejudicados por esse problema: o urso polar, o pinguim e a foca.



Esses leques foram enviados para mais de 10 mil pessoas, comunicando que mesmo um pequeno esforço (ou seja, se abanar ou invés de usar ar-condicionado) pode ajudar a salvar muitos animais da extinção. Surpreendente né?



Outra muito boa de conscientização é o Sharkproject, uma iniciativa para alertaar sobre a ameaça de extinção dos tubarões, centrada no fim do “Finning”, que é uma prática de pesca cruel e destrutiva, na qual o tubarão é capturado e suas barbatanas cortadas e o resto do animal é jogado de volta ao mar, onde acaba morrendo.


Com isso foi criado essa mala direta (mailling) criativa – pela Y&R de Frankfurt - que possuia um papel áspero como se fosse a pele de um tubarão e uma indicação de corte onde ao abrir simulava a crueldade do finning arrancando a ‘barbatana’ (que é muito apreciada em algumas partes do mundo, principalmente no leste asiático) da carta. Ótima execução que chamou atenção!

Uma mala direta de recrutamento...

A Saatchi & Saatchi criou para Marinha de Singapura uma mala direta interessante procurando recrutar mais pessoas graduadas para a carreira naval.

E pra quem não sabe, vale tudo, inclusive embalagens, caixas, e materiais além do papel. Duvido não ficar curioso pra saber que caixa embrulhada é aquela para você.






Material produzido para divulgar a última temporada de Prison Break (FOX) em portugal. Agências e meios de comunicação receberam uma caixa em formato de cela, com um celular dentro, paralelo a isso foi enviado emails com parte da pista para decifrar o código e abrir a cela, quem decifrasse um promotor sósia do Michael Scofield ia até lá abrir a caixa. E ganhava o celular, legal né?

Nenhum comentário: