quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Unilever e seus 25 símbolos

Alguém já teve a curiosidade de saber o que significavam todos aqueles símbolos da logomarca da Unilever?
Eu também! E depois do post que falei sobre as dicas para se criar um logo essa semana, encontrei o site Cidade dos Logos. Onde clarooo... achei o que eu queria. Lá tem tudooooooooooooo!!!


A Unilever é uma empresa que possui inumeras marcas de produtos ao redor do mundo, desde produtos de higiene e limpeza à alimentos e bebidas. Segue a listinha dos mais famosos por aqui: Kibon, Seda, Omo, Rexona, Surf, Lipton, Lux, Knorr, Maizena, Hellmann’s, Fofo, Dove, Comfort, Close up, Arisco e Ades. Se você não percebeu ainda, nos comerciais fica apenas o logo lá emcima no canto superior da tela.

Em 2005, a empresa decidiu mudar seu logo para representar um novo momento e coincidir com o aniversário de 75 anos. Essa tarefa foi designada à empresa Wolff Olins.

O novo logo, mantém as características da versão antiga (desenhada em 1967). Ele continua com um “U” estilizado com assinatura embaixo, mas o importante nessa mudança é o significado que o logo ganhou.

Com 25 símbolos, todos ligados à produtos ou à vida. A Unilever conseguiu representar sua grandeza. Lá vai... a curiosidade acabou!


Sol: Toda vida começa com o sol. Símbolo supremo da vitalidade, representa várias de nossas marcas.

Abelha: Representa a criação, a polinização, o trabalho árduo e a biodiversidade.

Cabelos: Um símbolo de beleza e boa aparência. Ao lado da flor, evocam limpeza e fragrância. Próximo à mão, representam maciez.

Molhos ou margarinas: Representam mistura ou preparo. Sugere combinação de condimentos e adição de sabor.

Chá: Uma planta ou extrato de uma planta como o chá. Também simboliza cultivo e plantio.

Partículas: Uma referência à ciência, bolhas e efervescência.

Congelado: A planta simboliza o frescor, o floco de neve representa congelamento. Um símbolo de transformação.

Onda: Simboliza limpeza, frescor e vigor, tanto na higiene pessoal quanto num ícone de lavanderia (com a camisa).

Líquido: Uma referência à água limpa e à pureza.

Recipiente: Simboliza a embalagem. Um pote de creme associado a cuidados pessoais.

Roupas: Representam roupas recém-lavadas e boa aparência.

Coração: Um símbolo de amor, cuidado e saúde.

DNA: A hélice dupla, o mapa genético da vida e um dos símbolos da biociência. É a chave para uma vida saudável.

Mão: Um símbolo de sensibilidade, cuidado e necessidade. Representa a pela e o toque.Flor: Representa a fragrância. Quando vista com a mão, representa hidratantes ou cremes.

Palmeira: Uma fonte nutritiva de recursos, também é um símbolo do paraíso.

Colher: Símbolo de nutrição, de experimentar sabores e cozinhar.

Tigela: Uma tigela de comida com aroma delicioso. Também representa uma refeição pronta, uma bebida quente ou uma sopa.

Especiarias e sabores: Representam pimenta ou ingredientes frescos.

Peixe: Representa alimento, o mar ou a água fresca.

Brilho: Limpo, saudável e cintilante de energia.

Pássaro: Um símbolo da liberdade. Sugere alívio das tarefas diárias e poder aproveitar da vida o que ela tem de melhor.

Reciclar: Parte do nosso compromisso com a sustentabilidade.

Lábios: Representam beleza, boa aparência e paladar.

Sorvete: Um agrado, prazer e diversão.

Um comentário:

Thiago de Oliveira Cruz disse...

Ta ai uma coisa útil para o dia a dia de saber, significado das logos representa... o poder ou o que a empresa quer passar ao mundo, eu já conhecia o significado dessas imagens na logo da unilever... e isso foi um dos testes da unilever em 2008 para trainee se não me engano hahaha... é sempre bom ter conhecimento :) ta de parabens pelo conteúdo.