O Programa Avesso desta semana está repleto de cores e energia positiva, que emana do Centro Histórico de Porto Seguro, na Bahia. Trata-se dos bastidores do “Tudo de cor para você”, realizado pela AkzoNobel com as Tintas Coral. A ideia principal do projeto é colorir diversas cidades brasileiras, provando que as cores têm a capacidade de mudar a vida das pessoas e os locais em que elas vivem.
Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as Tintas Coral foram à Bahia para dar mais cor às paredes das construções históricas de Porto Seguro, revitalizando essa herança tão rica, datada da época da colonização. “Vai ficar tudo lindinho, tudo pintadinho, tudo novinho”, comemora uma das moradoras mais antigas da cidade, Francisca de Assis. “A missão é levar cor para a vida das pessoas, e a gente queria colocar essa missão em prática”, afirma Jaap Kuiper, presidente da AkzoNobel, que também ajudou a pintar as casas.
No entanto, as cores não foram escolhidas de maneira aleatória. “O que a gente faz é trazer as cores do Descobrimento para as paredes das casas: vários tons de vermelho, de verdes e azuis. Isso tudo está registrado na carta do Pero Vaz de Caminha”, afirma Carlos Piazza, diretor de comunicação da AkzoNobel.
Dentre os mais de 300 colaboradores que auxiliaram a colorir as construções, estavam também pintores locais, que tiveram aulas sobre técnicas de pintura para utilizá-las em suas profissões. “Temos como meta, dentro da nossa filosofia de trabalho, não somente trazer pintores formados, como também formar pintores locais”, explica Carlos Piazza.
Assista os bastidores da campanha:
Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as Tintas Coral foram à Bahia para dar mais cor às paredes das construções históricas de Porto Seguro, revitalizando essa herança tão rica, datada da época da colonização. “Vai ficar tudo lindinho, tudo pintadinho, tudo novinho”, comemora uma das moradoras mais antigas da cidade, Francisca de Assis. “A missão é levar cor para a vida das pessoas, e a gente queria colocar essa missão em prática”, afirma Jaap Kuiper, presidente da AkzoNobel, que também ajudou a pintar as casas.
No entanto, as cores não foram escolhidas de maneira aleatória. “O que a gente faz é trazer as cores do Descobrimento para as paredes das casas: vários tons de vermelho, de verdes e azuis. Isso tudo está registrado na carta do Pero Vaz de Caminha”, afirma Carlos Piazza, diretor de comunicação da AkzoNobel.
Dentre os mais de 300 colaboradores que auxiliaram a colorir as construções, estavam também pintores locais, que tiveram aulas sobre técnicas de pintura para utilizá-las em suas profissões. “Temos como meta, dentro da nossa filosofia de trabalho, não somente trazer pintores formados, como também formar pintores locais”, explica Carlos Piazza.
Assista os bastidores da campanha:
Além da iniciativa das Tintas Coral em levar cor aos patrimônios históricos, a outra ótima iniciativa foi formar jovens pintores...
“Ao longo do primeiro ano, passamos por cidades como Salvador (BA), Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santarém (PA), Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS). E em todas contamos com a participação das comunidades. Temos uma parceria com o Senai, que forma turmas de pintores em cada bairro que visitamos”, explica Marcelo Abreu, gerente de relacionamento e coordenador do projeto.
O número de alunos em cada turma varia de 16 a 22. Ao final de dois meses de curso, todos saem formados como pintores profissionais. “Além de nos ajudar a executar o projeto em sua localidade, eles ganham uma nova profissão. Isso é importante porque há cada vez menos pintores realmente profissionais no mercado”, comenta Abreu. Até agora, o projeto diplomou 50 pintores. Há mais 50 sendo formados em Porto Alegre e outros 12 no Rio de Janeiro.
Antes de colocar os pincéis para trabalhar, a equipe do Tudo de Cor Pra Você faz um cuidadoso planejamento. De início, é feita a escolha do local a ser revitalizado. Na sequência, o pessoal da empresa conversa com os moradores e donos de estabelecimentos para saber se todos estão de acordo. “Não impomos nada. Nos reunimos com a comunidade para falar sobre a ideia e colocamos o assunto em discussão. Além disso, utilizamos parte da mão de obra local, que são os pintores formados pelo Senai”, afirma Abreu.
Como nem sempre todos os imóveis estão no melhor de sua conservação, a equipe da Coral pede aos proprietários que reparem a alvenaria antes que a pintura comece a ser feita, para que a nova camada de tinta dure mais. Com todos os detalhes acertados, entra em ação mais uma peça importante dessa história: o furgão da empresa, um Mercedes-Benz MB 180D, ano 1996, equipado com sistema de som – usado para avisar aos moradores que o trabalho vai começar.
“Esse furgão é o nosso mascote. É ele que viaja para todas as cidades que escolhemos. O veículo era usado para assistência técnica e treinamento nas lojas, mas nós passamos a aproveitá-lo para essa nova função”, conta. Todo adesivado, o MB transporta boa parte do material que será usado pelos pintores. Quando ele chega ao local escolhido, a equipe formada por aproximadamente 15 pintores e 20 aprendizes começa a transformar o ambiente.
Segundo Abreu, o projeto traz um saldo muito positivo, que é o envolvimento com os moradores. “Criamos uma ligação muito forte com eles, daria até para escrever um livro sobre isso. Cada um procura ajudar à sua maneira, algumas pessoas demonstram gratidão servindo café e bolo aos pintores que cuidaram de sua casa.” Segundo o gerente, certos proprietários ficam desconfiados, e até pedem que não pintem seus imóveis. Mas, ao acompanhar a pintura dos outros, mudam de ideia.
Confira agora os comerciais filmados na Bahia e em Pernambuco.
“Ao longo do primeiro ano, passamos por cidades como Salvador (BA), Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santarém (PA), Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS). E em todas contamos com a participação das comunidades. Temos uma parceria com o Senai, que forma turmas de pintores em cada bairro que visitamos”, explica Marcelo Abreu, gerente de relacionamento e coordenador do projeto.
O número de alunos em cada turma varia de 16 a 22. Ao final de dois meses de curso, todos saem formados como pintores profissionais. “Além de nos ajudar a executar o projeto em sua localidade, eles ganham uma nova profissão. Isso é importante porque há cada vez menos pintores realmente profissionais no mercado”, comenta Abreu. Até agora, o projeto diplomou 50 pintores. Há mais 50 sendo formados em Porto Alegre e outros 12 no Rio de Janeiro.
Antes de colocar os pincéis para trabalhar, a equipe do Tudo de Cor Pra Você faz um cuidadoso planejamento. De início, é feita a escolha do local a ser revitalizado. Na sequência, o pessoal da empresa conversa com os moradores e donos de estabelecimentos para saber se todos estão de acordo. “Não impomos nada. Nos reunimos com a comunidade para falar sobre a ideia e colocamos o assunto em discussão. Além disso, utilizamos parte da mão de obra local, que são os pintores formados pelo Senai”, afirma Abreu.
Como nem sempre todos os imóveis estão no melhor de sua conservação, a equipe da Coral pede aos proprietários que reparem a alvenaria antes que a pintura comece a ser feita, para que a nova camada de tinta dure mais. Com todos os detalhes acertados, entra em ação mais uma peça importante dessa história: o furgão da empresa, um Mercedes-Benz MB 180D, ano 1996, equipado com sistema de som – usado para avisar aos moradores que o trabalho vai começar.
“Esse furgão é o nosso mascote. É ele que viaja para todas as cidades que escolhemos. O veículo era usado para assistência técnica e treinamento nas lojas, mas nós passamos a aproveitá-lo para essa nova função”, conta. Todo adesivado, o MB transporta boa parte do material que será usado pelos pintores. Quando ele chega ao local escolhido, a equipe formada por aproximadamente 15 pintores e 20 aprendizes começa a transformar o ambiente.
Segundo Abreu, o projeto traz um saldo muito positivo, que é o envolvimento com os moradores. “Criamos uma ligação muito forte com eles, daria até para escrever um livro sobre isso. Cada um procura ajudar à sua maneira, algumas pessoas demonstram gratidão servindo café e bolo aos pintores que cuidaram de sua casa.” Segundo o gerente, certos proprietários ficam desconfiados, e até pedem que não pintem seus imóveis. Mas, ao acompanhar a pintura dos outros, mudam de ideia.
Em outras cidades, os moradores pararam de colocar o lixo nas calçadas nos dias em que não há coleta, e passaram a ter mais cuidado com a conservação. “Essa mudança saudável de hábitos e o estreitamento de relações com as comunidades são os bens mais valiosos desse projeto, que, até agora, utilizou mais de 25 mil litros de tinta para renovar mais de 50 mil metros quadrados de fachadas”, diz Abreu.
Confira agora os comerciais filmados na Bahia e em Pernambuco.
Comercial Pelourinho - Bahia:
Comercial Olinda - Pernambuco:
Via Avesso e Autonews.
Um comentário:
Olá Raíssa,
Eu tive o prazer de acompanhar esse projeto da Coral em SP, onde moro. Incrível né. Vi que escreveu um artigo sobre o projeto atuando em floripa e enviei o link do projeto via comentário (porque senti falta)
E tomei a liberdade de enviar aqui também... www.tudodecorparavoce.com.br
Espero ter contribuído com os próximos leitores.
Abraços
Liana
Postar um comentário