Perfis Digigráficos, foi como a agência DM9 denominou uma nova classificação de consumidores criados nessa era digital. A pesquisa aponta que as mudanças trazidas pela internet pouco ou nada tem a ver com sexo, idade ou classe social, mas sim com três outros critérios: quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em sua vida; quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais e, principalmente, quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.
Com base nestes novos critérios, a DM9 chegou a cinco perfis de consumidores digitais.
O primeiro é o grupo dos "Imersos", pessoas que tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia. Com ela, conseguiram “se encontrar”, definir melhor seus interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo. Suas personalidades e identidades foram definidas pela era digital.
O segundo perfil é dos "Ferramentados", aqueles que recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas, mas não a idolatram. A tecnologia os ajuda nas tarefas cotidianas, facilitam suas vidas, mas não dependem delas nem são definidos por elas.
O terceiro grupo abriga os "Fascinados", consumidores que querem parecer modernos e tecnológicos. Para eles, computadores, gadgets e hábitos da era digital são ícones da modernidade – e consumir essas novidades os ajuda a atestar que são antenados.
Já para os "Emparelhados", a tecnologia é fundamental para pôr em prática os seus projetos da vida. Eles enxergam a tecnologia como a grande companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente complicada. Para este grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo, potencializando suas capacidades humanas.
Por fim, os "Evoluídos" têm no universo das máquinas e da tecnologia seu habitat. São as crianças e os adolescentes que já nasceram adaptados e estão crescendo no mundo digital. Não conheceram o mundo pré-digital.
Veja o vídeo e entenda melhor a pesquisa.
Com base nestes novos critérios, a DM9 chegou a cinco perfis de consumidores digitais.
O primeiro é o grupo dos "Imersos", pessoas que tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia. Com ela, conseguiram “se encontrar”, definir melhor seus interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo. Suas personalidades e identidades foram definidas pela era digital.
O segundo perfil é dos "Ferramentados", aqueles que recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas, mas não a idolatram. A tecnologia os ajuda nas tarefas cotidianas, facilitam suas vidas, mas não dependem delas nem são definidos por elas.
O terceiro grupo abriga os "Fascinados", consumidores que querem parecer modernos e tecnológicos. Para eles, computadores, gadgets e hábitos da era digital são ícones da modernidade – e consumir essas novidades os ajuda a atestar que são antenados.
Já para os "Emparelhados", a tecnologia é fundamental para pôr em prática os seus projetos da vida. Eles enxergam a tecnologia como a grande companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente complicada. Para este grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo, potencializando suas capacidades humanas.
Por fim, os "Evoluídos" têm no universo das máquinas e da tecnologia seu habitat. São as crianças e os adolescentes que já nasceram adaptados e estão crescendo no mundo digital. Não conheceram o mundo pré-digital.
Veja o vídeo e entenda melhor a pesquisa.
Às vezes me sinto meio "ferramentada", às evzes me sinto "emparelhada"e você???
Via
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