quarta-feira, 25 de abril de 2012

10 ideias de negócios lucrativas e sustentáveis

 

 Ser uma empresa sustentável não significa só economizar papel ou substituir os copinhos plásticos. “Um negócio sustentável seria o aquele que garante o equilíbrio do meio ambiente e usa procedimentos éticos”, explica Ariane Reis, coordenadora de Núcleo de Estudos e Negócios Sustentáveis da ESPM. 

Esta geração de negócios nasce com o objetivo de ser uma empresa boa para o meio ambiente e também para as pessoas envolvidas neste processo. “O que eu tenho observado é que os empreendedores estão levando para o desenvolvimento do seu produto as ideologias que eles acreditam”, diz Ariane. E, ao que tudo indica, já existe um grande mercado consumidor disposto a pagar por isso. Um estudo feito pela consultoria inglesa Mintel mostra que 68% dos americanos compram produtos verdes com frequência. 

 Com mais gente preocupada com o que consome, existe um mercado latente para pequenas empresas. “Investir em negócios sustentáveis é olhar o futuro. Existe uma tendência grande, principalmente com o que envolve serviços e alimentação”, diz. A Green For All, uma organização americana que estuda e promove a economia sustentável, levantou os 10 tipos de negócios com mais chances de sucesso dentro do tema sustentabilidade. “As pequenas empresas e os empreendedores serão a chave para resolver nossos problemas com a economia e o meio ambiente”, diz a pesquisa. Veja nas fotos quais são os tipos de empresas com mais potencial lucrativo e sustentável. 


Se estiver pensando em montar uma empresa, saiba que existem opções rentáveis e de bem com o meio ambiente. Veja as 10 dicas da EXAME.COM:

1) ALIMENTAÇÃO 

Com os níveis de obesidade cada vez mais altos, a preocupação com uma alimentação mais saudável também cresce. O estudo sugere que há oportunidades para empresas que invistam em alimentos produzidos localmente, sem componentes químicos ou pesticidas. Entre as oportunidades com mais potencial, os pesquisadores ressaltam a venda e produção de café orgânico, a organização de mercados locais ou cooperativas de produtores e restaurantes ou bufês orgânicos. 

2) ENERGIA 


A redução do aquecimento global depende da substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis. O estudo enxerga diversas oportunidades para pequenas empresas que ajudem residências e empresas a usarem este tipo de energia. Companhias que façam instalação de placas de energia solar são exemplos de negócios que podem dar certo nesta área. 

3)TRANSPORTE 

O transporte é um dos principais problemas de grandes centros urbanos. O consumo de combustíveis poluentes é enorme e existem poucas alternativas sustentáveis. O estudo, no entanto, ressalta que mesmo negócios simples podem ajudar. O conserto de bicicletas, por exemplo, poderia fazer crescer a frota de bikes nas ruas. Outra opção na área de transporte são táxis com veículos híbridos. 

4)VAREJO 

A demanda por produtos eficientes, seguros e não tóxicos é crescente, de acordo com o estudo. Roupas feitas com algodão orgânico e corantes naturais e cosméticos não testados em animais estão na lista de startups que podem crescer .

 5) LIMPEZA


Assim como as pessoas não querem vestir ou comer produtos pouco seguros para a saúde e para o meio ambiente, há mercado também para produtos de limpeza ecológicos. Itens biodegradáveis e serviços de limpeza certificados são citados na pesquisa. A linha de produtos de limpeza ecológicos Biowash, por exemplo, é uma das mais antigas no mercado brasileiro. 

6) REUSO 

 O estudo diz que reutilizar materiais e produtos antigos é até melhor do que reciclar. O movimento chamado “upcycling” propõe reconstruir peças para terem um período de vida maior. É o caso de roupas e móveis, um nicho colocado pelos pesquisadores como forte. A parte boa é que é possível dar uma cara nova para coisas que já não se usa e até ganhar dinheiro com isso. 

7) CONSTRUÇÃO


Mesmo que a preocupação não seja puramente ecológica, muita gente está buscando especialistas em construção para reduzir as contas de água e luz. Um dos movimentos apontados no estudo é o de deixar edifícios e casas em mais eficientes, gastando menos energia e dinheiro. Uma das sugestões de negócios da pesquisa é o investimento em telhados verdes, que são cobertos por plantas para reduzir a temperatura do ambiente e ainda dar mais verde para a paisagem. 

 8) PAISAGISMO

Por falar em teclados verdes, os paisagistas estão em alta dentro dos negócios sustentáveis. Em prédios comerciais em busca de certificações, como o LEED, muitas vezes é preciso convocar um profissional para ajudar na adequação. Outro tipo de negócio importante é o de serviços de encanador, já que ter boas instalações evita desperdício de água. 

9) TECNOLOGIA 

O estudo chama de Tecnologia da Informação verde uma das áreas de maior potencial. A ideia é criar negócios para prestarem serviços a outras empresas como consultorias e análises de gastos energéticos em data-centers, por exemplo. Outro exemplo é o de reciclagem de produtos eletrônicos. 

10) MICROFINANCIAMENTO 

Apesar da imagem sustentável de alguns bancos, ainda hoje é difícil conseguir financiamento para negócios verdes. Por isso, o estudo apresenta fundos de investimento-semente como uma oportunidade para empreendedores sociais. Para pessoas bem relacionadas, com contatos importantes, organizações de microfinanciamento também são uma opção.

Via

Nenhum comentário: