domingo, 23 de maio de 2010

30 anos do Pac-Man

Sexta-feira dia 21 de maio, o famoso jogo Pam-Man ou para o mais íntimos, o come-come fez 30 anos e foii super homenageado na internet, a começar pelo google.




O Google criou um Doodle – logotipo modificado da empresa, usado em ocasiões especiais com um dos 255 níveis do jogo,(veja outros logotipos do Google modificados).

De acordo com o Google, a equipe de designers trabalhou para “reproduzir com fidelidade a importância do jogo”, um sucesso da década de 80. Para isso, o Doodle foi equipado com características únicas, incluindo a recriação de bugs de programação presentes na versão original.

Há 30 anos ele come pastilhas e frutinhas sem parar, mas nem por isso o Pac-Man deixou de ser uma bolinha amarela esbelta. Está certo que frutas fazem bem à saúde e ninguém sabe do que as pastilhas são feitas, mas fugir dos fantasmas que o perseguem certamente é um dos segredos da boa forma desse “trintão”, que marcou uma geração.



A criação do japonês Toru Iwatani, lançada em 22 de maio de 1980 pela Namco, empresa de videogames com sede em Tóquio, conquistou admiradores em todo o mundo e ultrapassou os limites da tela.

Ideia simples é apontada como razão do sucesso do jogo
A ideia de uma carinha “smiley” – famosa iconografia americana - que precisa comer todas as pastilhas existentes em um labirinto, sem se deixar alcançar por fantasmas, é apontada por fãs de Pac-Man como um dos segredos do sucesso planetário do jogo. “A comunicação que existe entre Pac-Man e o jogador é muito simples. Você aprende a jogar na primeira manipulada do manche: tenho que comer biscoitinhos e fugir dos fantasminhas, analisa o empresário Daniel Koslinski.

Jovens japonesas inventam moda e pintam Pac-Man nas unhas (Reprodução: site Trash80s)

Para os saudosistas do Rio, ainda é possível encontrar as enormes máquinas de fliperama em shoppings, em uma loja na Rua do Acre, no Centro, e na própria Casa da Matriz, em Botafogo, na Zona Sul. “Mas eu vou tentar comprar um gabinete com o jogo original, porque, os marmanjos de 30 anos, bêbados, já quebraram mais de 30 Ataris que coloquei para o pessoal jogar”, diverte-se Koslinski.

Link 1 e 2

Nenhum comentário: