quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

McDonald’s fecha as portas na Bolívia


O McDonald’s bem que tentou, por mais de dez anos, mas não conseguiu fazer sucesso entre a população boliviana. Depois de 14 anos de presença no país, a rede de fast food mais famosa do mundo está fechando todas as suas unidades no país latinoamericano. As suas oito unidades estão sendo fechadas nas três principais cidades do país: La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra.

A Bolívia será o primeiro país latinoamericano a não ter mais a presença do McDonald’s e foi o único em que a rede está fechando as portas por ter ficado com os números no vermelho por mais de uma década.

Segundo o documentário ¿Por qué quebró Mc Donald’s?, que estreou recentemente na Bolívia, o fracasso da empresa está ligado à forte cultura alimentar do país, aliado a uma época onde se discute os efeitos da produção globalizada de alimentos sobre a saúde e a economia dos países.

A mentalidade dos bolivianos aparece também como uma das causas, "a cultura ganhou a uma multinacional, ao mundo globalizado". A afirmação é de Fernando Matinez, diretor do documentário, na entrevista que fez ao site TreeHugger, "É fácil atribuir à economia, mas por de trás dela estão as pessoas, a sociologia e os aspetos culturais" ... "Bolívia celebra a vida com comida e dança”. Nesse sentido, a alimentação é quase um ritual tanto nas cidades como em áreas rurais bolivianas.

Para Martínez, outra das razão para o fracasso foi o preço, já que, segundo a sua explicação, o menu mais barato custava 25 pesos bolivianos, aproximadamente 3 dólares, enquanto que, por exemplo, em La Paz um almoço com tudo incluído num restaurante com diárias fica por volta de 7 pesos bolivianos, menos de 1 dólar.

O documentário, que passou por vários festivais de cinema internacional, faz um percurso pelo país sul-americano através da sua comida.
A viagem começa em Potosí, com a preparação da kahala purka - uma sopa de milho aquecida feita sobre pedra vulcânica, e vai até Cochabamba, onde dão a conhecer os famosos trancapechos de doña Betty, um género de sandwich que leva arroz, carne e ovo frito.

Para além de visitar mercados tradicionais, fazem também parte do documentário reconhecidos chefes da nova cozinha boliviana, historiadores, nutricionistas, sociólogos e Roberto Udler, o dono da franquia da McDonald’s na Bolívia.

Não há duvida que os Bolivianos não trocam a sua gastronomia por qualquer hambúrguer, como diz a música que faz parte da banda sonora do documentário "a mi paladar no se le impone ni cómo ni cuándo"

Assista abaixo o vídeo oficial do documentário:


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