sábado, 2 de abril de 2011

Igreja, homossexuais, sodomia e um anúncio

Um juiz da Alta Corte da Irlanda do Norte revogou decisão do órgão regulador de publicidade (ASA, na sigla em inglês) que tinha proibido anúncio de uma igreja por considerá-lo homofóbico, segundo a BBC Brasil.

O anúncio de uma página, publicado pela primeira vez em agosto de 2008, pouco antes da parada gay de Belfast, trazia o título “A palavra de Deus contra a Sodomia” e fazia uma convocação para manifestação pacífica contra a prática.

Na época, após receber várias reclamações, a ASA decidiu que o anúncio de página inteira não poderia mais ser veiculado. Mas a igreja presbiteriana Sundown Free, que bancou o anúncio, entrou com ação judicial contra a decisão.

O juiz da Alta Corte considerou que a decisão da ASA interferia no direito de expressão da igreja. O juiz também observou que o anúncio não continha qualquer exortação à violência e deixava claro que qualquer ato de antagonismo contra homossexuais era inaceitável e injustificável.

A igreja argumentou que a ASA interpretou mal o anúncio, cujo título foi tirado do Livro de Levítico, que classifica atos homossexuais com abominação.

De acordo com a igreja, a descrição se aplica à prática da sodomia especificamente, e não a indivíduos específicos.

O reverendo David McIlveen, da igreja Sundown Free, considerou a decisão "histórica".
“As pessoas podem citar a Bíblia e essa é a liberdade que buscávamos”, disse ele.
Via

Nenhum comentário: