quinta-feira, 28 de julho de 2011

Amazônia - um drop solidário


A ONG Waves for Water (W4W), do ex-surfista Jon Rose, e a agência Loducca, em parceria com o Movimento CYAN - Quem vê água enxerga seu valor, da Ambev, e com as empresas Nextel e H2O Hurley, criaram um projeto chamado "Amazônia - um drop solidário". A iniciativa buscou capacitar a população local a obter água limpa por um sistema de filtragem simples.

Embora a região Amazônica concentre a maior reserva de água doce do mundo, muitas pessoas que vivem às margens dos rios não têm acesso à água potável”, afirma Jon Rose, presidente da ONG Waves for Water.

Os filtros desenvolvidos pela ONG são portáteis, de fácil instalação e eliminam bactérias e protozoários. Durante a expedição, realizada em maio, foram distribuídos 200 filtros de água potável para 13 comunidades ribeirinhas às margens dos rios Amazonas, Gurijuba e Araguari, o suficiente para assistir 20 mil pessoas.

A expedição teve seu inicio na cidade de Macapá. Depois, a equipe viajou de barco por cerca de 18 horas até chegarem à foz do rio Amazonas, onde se forma a Pororoca. Foram realizadas visitas às comunidades do entorno para a distribuição dos filtros.

A equipe aproveitou a oportunidade para surfar nas ondas do fenômeno Pororoca, conhecida como o Havaí das ondas de maré, que podem chegar até dois metros de altura a uma velocidade de 30 quilômetros por hora.

Veja o mini-documentário aqui:


Via

Nenhum comentário: