sábado, 30 de julho de 2011

Urna funerária ecológica ganha prêmio internacional

A estudante indiana Margaux Ruyant, da DSK ISD International School of Design, ganhou o maior prêmio de design dos Estados Unidos com a Poetree - uma urna funerária ecológica. O International Design Excellence Awards (IDEA) é um dos mais respeitados prêmio do mundo e há mais de 30 anos premia empresas de todos os continentes.

A ideia por trás do Poetree é bastante simples: as cinzas são colocadas na urna, que é coberta com terra. Depois, a família planta uma árvore no local e espera ela crescer. Quando a planta já estiver grande o bastante, basta “plantar” a urna no jardim de casa, no parque ou onde a família preferir.

Por ter a base feita de um material biodegradável e a lápide feita de cerâmica, uma parte da urna se integrará ao ambiente, enquanto a outra marcará a presença daquela pessoal no local – da mesma forma que uma lápide comum, mas sem os impactos ambientais de um caixão tradicional.

Para a gerente sênior de Projetos da Procter & Gamble, Carrie Russell, o Poetree é uma “manifestação física simples e elegante, onde a inteligência emocional não encontra uma ideia poética apenas, mas sim algo poderoso, que toca a alma da condição humana”.

Margaux Ruyant ganhou o prêmio Ouro do IDEA 2011 na categoria Estudante, e não informou se o protótipo será comercializado.

Via

Nenhum comentário: