quinta-feira, 28 de julho de 2011

Eco-dica (7) - Comunicação interna para a sustentabilidade

Antigamente quando se falava em comunicação empresarial, ou comunicação interna, primeira coisa que se pensava eram os jornais ou mural de notícias. Já tem um tempo que isso deixou de existir, e em pleno ápice da era digital-sustentável as empresas pensam 2 vezes antes de publicar notícias em jornais que serão descartados rapidamente. A verdade é que de uma certa forma ser digital é ser um pouco sustentável, ser digital torna o ser humano um pouco sedentário sim, mas polui menos, vocês entenderam o X da questão. A Eco-dica de hoje vai falar sobre "Comunicação interna para a sustentabilidade".



Você entende o conceito comunicação interna sustentável?

"O comunicador não é mais um simples operador de ferramentas e técnicas, mas um estrategista. Cabe a ele mapear cenários, planejar e garantir a execução das ações previstas, monitorando seus resultados. Também é de sua responsabilidade orientar e esclarecer que processos permanentes de feedback, diálogo e colaboração fazem parte das habilidades de gestores. Comunicação interna não é tarefa da comunicação. É premissa de uma administração eficiente" afirma Luiz Antônio Gaulia é especialista em Comunicação Empresarial e Comunicação para a Sustentabilidade

Tá e aonde entra a sustentabilidade?

A abordagem da comunicação interna junto aos colaboradores, diretos ou terceirizados, deve ter igualmente um alcance múltiplo. Deve ser parte de um planejamento capaz de considerar a gestão de pessoas, as necessidades dos clientes e suas expectativas, o entendimento do que é valor de marca, bem como os modelos operacionais praticados, além de percepção de riscos e oportunidades.

"Comunicar para a sustentabilidade é uma questão educacional permanente. Facilitando a comunicação face a face, com a compreensão das emoções envolvidas durante a conversa, para permitir um diálogo corporativo capaz de unir diferentes pontos de vista e ampliar a consciência de que as áreas e os departamentos não trabalham sozinhos."


Se a sustentabilidade torna-se a cada dia uma celebridade empresarial, mais do que um novo modismo, é preciso entender que ela veio para ficar. A começar pela comunicação interna: a força nuclear das empresas no engajamento de seus empregados e na realização de seus objetivos.

Aproveito para divulgar meu projeto de conscientização interna na empresa aonde trabalho. Passei as 3 peças do projeto para o meu portfolio. E outras virão!! Não adianta querer que sua empresa seja sustentável, ou pelo menos dimunua os resíduos gerado por ela se os funcionários não são educados para tais atitudes. Primeiro passo é a educação, conscientização, injeção conceitual para assim participar de projetos relacionados ao meio.

Nenhum comentário: