Você entende o conceito comunicação interna sustentável?
"O comunicador não é mais um simples operador de ferramentas e técnicas, mas um estrategista. Cabe a ele mapear cenários, planejar e garantir a execução das ações previstas, monitorando seus resultados. Também é de sua responsabilidade orientar e esclarecer que processos permanentes de feedback, diálogo e colaboração fazem parte das habilidades de gestores. Comunicação interna não é tarefa da comunicação. É premissa de uma administração eficiente" afirma Luiz Antônio Gaulia é especialista em Comunicação Empresarial e Comunicação para a Sustentabilidade
Tá e aonde entra a sustentabilidade?
A abordagem da comunicação interna junto aos colaboradores, diretos ou terceirizados, deve ter igualmente um alcance múltiplo. Deve ser parte de um planejamento capaz de considerar a gestão de pessoas, as necessidades dos clientes e suas expectativas, o entendimento do que é valor de marca, bem como os modelos operacionais praticados, além de percepção de riscos e oportunidades.
"Comunicar para a sustentabilidade é uma questão educacional permanente. Facilitando a comunicação face a face, com a compreensão das emoções envolvidas durante a conversa, para permitir um diálogo corporativo capaz de unir diferentes pontos de vista e ampliar a consciência de que as áreas e os departamentos não trabalham sozinhos."
Se a sustentabilidade torna-se a cada dia uma celebridade empresarial, mais do que um novo modismo, é preciso entender que ela veio para ficar. A começar pela comunicação interna: a força nuclear das empresas no engajamento de seus empregados e na realização de seus objetivos.
Aproveito para divulgar meu projeto de conscientização interna na empresa aonde trabalho. Passei as 3 peças do projeto para o meu portfolio. E outras virão!! Não adianta querer que sua empresa seja sustentável, ou pelo menos dimunua os resíduos gerado por ela se os funcionários não são educados para tais atitudes. Primeiro passo é a educação, conscientização, injeção conceitual para assim participar de projetos relacionados ao meio.
Se a sustentabilidade torna-se a cada dia uma celebridade empresarial, mais do que um novo modismo, é preciso entender que ela veio para ficar. A começar pela comunicação interna: a força nuclear das empresas no engajamento de seus empregados e na realização de seus objetivos.
Aproveito para divulgar meu projeto de conscientização interna na empresa aonde trabalho. Passei as 3 peças do projeto para o meu portfolio. E outras virão!! Não adianta querer que sua empresa seja sustentável, ou pelo menos dimunua os resíduos gerado por ela se os funcionários não são educados para tais atitudes. Primeiro passo é a educação, conscientização, injeção conceitual para assim participar de projetos relacionados ao meio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário