terça-feira, 19 de julho de 2011

Como ser sustentável na publicidade?

Falar de sustentabilidade na publicidade parece algo impossível, afinal a publicidade é a faísca do consumo. Mas não é! Boas práticas, reeducação de consumo e a conscientização é o primeiro passo para cosntruir uma vida ecologicamente correta. Na publicidade não será diferente, agências podem incentivar os clientes a criarem produtos retornáveis, ou criar peças publicitárias através de material reciclável e um ponto importante da publicidade sustentável é a ética. Não existe mais o consumo exagerado, existe o consumo necessário, não existe mais a hipnose do "compre agora", existe o questionamento "o que você realmente precisa?". São muitos exemplos para o primeiro passo, mas antes de tudo as pessoas precisam se envolver de fato no assunto para não virar um greenwash.

Quem realmente conseguiu inovar no assunto é a agência Fresh Green que só trabalha com mídias sustentáveis. A Fresh Green Ads é uma agência de mídia que tem como proposta oferecer opções sustentáveis aos clientes para gerar consciência ambiental. O impacto das marcas é baseado no uso apenas de elementos naturais nas campanha. A agência, localizada em Amsterdã, na Holanda, faz uso da comunicação ecologicamente correta, sempre em busca de soluções que causem o menor impacto possível ao meio ambiente.

Um anúncio que faz muito sucesso é o “Rain campaing” em português “Campanha de chuva”. Nela, o logo da instituição ambiental Sea Life só aparece na calçada quando ela é molhada, ou seja, ao chover pode-se ler no chão o slogan: “A vida marinha não te deixa”.

Há vários tipos de anúncios feitos de esculturas de areia, em plantações, em cascatas de água, rolo compressor que deixa a mensagem da marca na areia da praia, enfim, criatividade não falta para a Fresh Green.

Para esta agência é um equívoco usar papel, tinta, filmes, revistas, banners, outdoors para anunciar, pois tais recursos são ultrapassados. Ela trabalha em conjunto com agências do mundo inteiro e também diretamente com os clientes.




Nem todas as marcas que a agência promove têm a preocupação ambiental, porém todas as mensagens, transmitidas por ela, são ecologicamente corretas e não poluem o meio ambiente. O intuito é sempre reunir várias formas de publicidade não prejudiciais ao planeta.

Via

2 comentários:

Carlos Righetti disse...

Boa tarde Raissa.
Li seu post sobre publicidade sustentável e achei o máximo.

FOi bom, também, para conhecer a Fresh Green.

Atualmente, sou freelancer de criação e pretendo abrir uma agência com dois amigos com a finalidade de oferecer ideias sustentáveis, principalmente em publicidade e marketing.

Tenho 30 anos, sou publicitário e carioca. Se quiser trocar ideias, segue meu email: carlosrighetti@gmail.com

Abraços
Carlos RIghetti

Carlos Righetti disse...

Boa tarde Raissa.
Li seu post sobre publicidade sustentável e achei o máximo.

FOi bom, também, para conhecer a Fresh Green.

Atualmente, sou freelancer de criação e pretendo abrir uma agência com dois amigos com a finalidade de oferecer ideias sustentáveis, principalmente em publicidade e marketing.

Tenho 30 anos, sou publicitário e carioca. Se quiser trocar ideias, segue meu email: carlosrighetti@gmail.com

Abraços
Carlos RIghetti