domingo, 28 de agosto de 2011

E esse o momento de patrocinar o esporte no Brasil

Quem assistiu o UFC ontem viu a quantidade e exposição de marcas-patrocinadores: na bermuda dos lutadores, no octógono, banners...


O Anderson Silva inclusive é o garoto propaganda da Burguer King (como já falei aqui anteriormente) e estreiou essa semana no novo comercial “Todos zoam o Anderson”, criado pela Ogilvy & Mather Brasil para promover o sanduíche Mega BK Stacker, do Burger King.



“O Anderson Silva tem identidade com o sanduíche que estamos lançando, o Mega BK Stacker, e também com a marca Burger King. Ele é ídolo de vários públicos, inclusive dos jovens, nossos principais consumidores”, comenta o diretor de marketing do Burger King no Brasil, Ariel Grunkraut.

Ficha Técnica:

Agência: Ogilvy&Mather Brasil
Título: Anderson Silva
Produto: Mega BK™ Stacker
Cliente: Burger King
VP Nacional de Criação: Anselmo Ramos
Direção de Criação: Eduardo Marques / Rafael Donato
Direção de Arte: Fabiano Gomes / Vinicius Siepierski
Redação: Rafael Donato, Pedro Fernandes
RTV: Cecília Taioli / Naná Bittencourt
Atendimento: Carolina Vieira / Virginia Mendes /Ana Carolina Bacchereti
Midia: Giuliana Chekin / Daniela Moura / Antonio Ferreira /Carla Caramante /Fernanda Dornelas
Aprovação Cliente: Ariel Grunkraut / Paul Davis / Fernanda Bare
Produtora: PBA Cinema
Direção: Luís Mermet / Mayra Gama
Características: HD Alexa
Produtor Executivo: Nívio Alves de Souza / Mayra Gama
Direção de Fotografia: Nico Trovato
Equipe Produção: Edu Pereira
Montador: Arthur Brito
Pós-produção: Casablanca
Animação e Motion: Rubens Angelo / Danielle Galvão / Eliane Parvati
Finalização: Beti Tubino
Elenco: Beti Tubino
Produtora de som: S de Samba
Direção: Dimi Kireeff
Produção: Dimi Kireeff / Henrique Nicolau / Luis Fernando Vital
Criação Trilha: Henrique Nicolau / Luis Fernando Vital
Maestro: Dimi Kireeff / Henrique Nicolau / Luis Fernando Vital
Locução: Phil Miller

Mas afinal, por que as marcas brigam pelo octógono do UFC Rio?

Mais impactante que o boxe, apelo ao público jovem (trabalho de divulgação com seus próprios atletas), novidade para nós meros admiradores do futebol, e todo aquele glamour americano que só vemos na televisão, esses são alguns exemplos que atraíram milhões de novos admiradores nesse fim de semana.

A RedeTV! (que bateu recorde de audiência no momento de transmissão da luta) comercializou cotas no valor de 5,180 milhões de reais. Gillette (P&G), Cachaça 51, Betboo e Integralmédica foram as marcas que fecharam negócio com a emissora. Para o canal, a transmissão do evento em tempo real – e o investimento em outras modalidades esportivas como artes marciais - surgiu como oportunidade, no momento em que os direitos do Campeonato Brasileiro, mesmo após licitação, ficaram com a Globo. Budweiser, Refinaria Manguinhos, Betboo, Match Connection, Probiótica e Burger King pagaram entre 300.000 e 2,5 milhões de reais para dividir o ringue com os lutadores.

“O MMA é um novo formato de receita de negócio. Deixou de ser um nicho específico e passou a ser ocupado por grandes marcas”, explica Sylvio Maia, professor de MBA em gestão de marketing esportivo da Trevisan Escola de Negócios. Segundo ele, o esporte é uma oportunidade grande para marcas que buscam um espaço novo, desprotegido de concorrentes e ainda pouco explorado.

Mas, no que depender de Dana White, presidente do Ultimate Fighting Champioship, o campeonato não ficará restrito a nichos. White quer que o UFC seja o maior evento esportivo do mundo em 2020. Para que isso aconteça, o esporte ainda precisa queimar muitas calorias, se comparado ao futebol. Mas as marcas já mostraram que perderam o medo de enfrentar o octógono.

FALANDO NISSOOO... olha a FIAT patrocinando os nadadores...




FICHA TÉCNICA

redação: Julio D'Alfonso
direção de arte: Murilo Melo
direção de criação: Marcelo Reis
artebuyer: Stella Crippa
anunciante: FIAT
produto: Institucional
mídia: Daniela Franco, Leonardo Gomes, Thais Gallucci, Caio Lima
atendimento: Cíntia Mourão, Raphael Pinho, Daniela Ferreira e Eduardo Crepaldi
planejamento: Marcelo Magalhães, Tiago Lara e Felipe Santini
fotografia: Rafael Costa
aprovação: C.Belini/Lélio Ramos/João Ciaco/Malú Antonio/ Ana Brant/Caroline Magalhães e Rosália Andrade
país: Brasil

Um comentário:

joana disse...

Olá,

Escrevo porque estou interessado em realizar intercâmbios de links com a sua página web que trata da mesma temática que a minha. Eu poderia te oferecer um link em diferentes páginas.

Escreva-me se estiver interessado (joana.seo.portugal@gmail.com)