domingo, 7 de agosto de 2011

Tintas Coral - “Tudo de cor para Florianópolis”

A iniciativa da Coral - marca do grupo holandês AkzoNobel - tem como objetivos a renovação e a preservação de patrimônios históricos no País, além de promover a cidadania e a sustentabilidade pelas cidades de todo o Brasil. A ideia principal do projeto é colorir diversas cidades brasileiras, provando que as cores têm a capacidade de mudar a vida das pessoas e os locais em que elas vivem. A cidade da vez é Florianópolis!!

O Programa Avesso desta semana traz os bastidores da oitava edição do projeto “Tudo de cor para você”, da Coral, que renovou as cores de Florianópolis, no dia 21 de julho. Para revitalizar uma das partes mais significativas do seu acervo patrimonial, foram usados nove mil litros de tintas nas fachadas do Mercado Público Municipal, Largo do Mercado e do Ribeirão da IIha. O tenista Guga, por meio do Instituto Gustavo Kuerten, foi o embaixador da iniciativa na capital catarinense.

“Renovar é fundamental para a valorização de patrimônios históricos e culturais. E também para a vida das pessoas. É muito valioso ver o poder de transformação que ações como o ‘Tudo de cor para você’ possuem”, comenta Benito Berretta, Diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina. O executivo afirma ainda que o combate à degradação de áreas promove alegria, descontração e, o mais importante, leva cidadania a toda comunidade. “O projeto une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas, criando um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e na qualidade de vida da comunidade”, completa Berretta.

Para mostrar essa ação - que já passou por Porto Seguro, São Paulo, Porto Alegre, Olinda, Rio de Janeiro, Ouro Preto e Salvador - o Avesso viajou para Florianópolis e acompanhou de perto a transformação promovida pela Coral, que contemplou 53 imóveis da cidade. A escolha das cores envolveu um projeto inspirado nos tons encontrados na beleza natural da Ilha e nas suas tradições açorianas, como a Festa do Divino Espírito Santo. Posteriormente, o material foi apresentado para cada morador e comerciante. Como em edições anteriores do “Tudo de cor para você”, a comunidade pôde discutir alternativas para que todos ficassem satisfeitos com a cor escolhida. Todo esse processo resultou em 70 diferentes tonalidades de cores.

O projeto é dividido em quatro fases: seleção, diálogo, transformação e celebração. Nesta edição, cerca de 250 voluntários entre clientes, funcionários da empresa, participaram de um mutirão de pintura, no Ribeirão da Ilha. Além da renovação das fachadas, a equipe da Coral ofereceu também um treinamento para 30 pessoas que ao final da pintura receberam um diploma de pintor. “Esse pode ser o início de uma grande transformação para a preservação da Ilha, que é considerada um dos lugares mais lindos do mundo”, afirma Gustavo Kuerten, que também participou da pintura.


Para Dimas Pessetti, Diretor Geral de Conteúdo do Programa, mostrar os bastidores de uma ação como a da Coral é muito importante, “O projeto ‘Tudo de cor para você’ tem um papel socioambiental incrível. Levar ao público do Programa Avesso tudo que está acontecendo aqui não se trata de mero entretenimento, mas sim de mostrar que ações como esta podem mudar a vida das pessoas”, explica.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liana Candido disse...

Olá Raíssa,

Foi formidável a atuação desse projeto da Coral em Floripa né. Essa cidade já é uma maravilha para turistas e moradores. E com turista agradece o cuidado com a cidade ^^.

Senti falta no seu artigo de citação do site para que as pessoas possam acompanhar esse projeto atuando em outros lugares do país e tomei a liberdade de enviar por comentário - www.tudodecorparavoce.com.br/florianopolis
Espero ter contribuído com os próximos leitores.

Abraços
Liana