domingo, 17 de junho de 2012

Deixando de vender pela sustentabilidade


A rede varejista de produtos de apelo sustentável Mundo Verde anunciou a suspensão da venda de qualquer produto que contenha derivados de tubarão em sua composição. As lojas da rede ofereciam aos clientes, entre outros artigos, cápsulas de cartilagem de tubarão para prevenção de câncer e reposição de cálcio. A direção da empresa deu às 190 lojas da rede instaladas no Brasil e à franquia de Portugal um prazo de 30 dias para colocar a regra em prática.

A decisão teve como base os estudos apresentados pelo Projeto Divers for Shark (mergulhadores pelos tubarões), um movimento criado em janeiro de 2010 pelo instrutor de mergulho Paulo Guilherme Cavalcanti e pelo ecologista José Truda Palazzo em prol da conservação de tubarões, que já conta com mais de 11 mil fãs em sua página no Facebook.

Segundo os idealizadores do projeto, estimativas da FAO (órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) apontam que entre 50 milhões e 100 milhões de tubarões são mortos todos os anos no mundo para o consumo da carne, nadadeiras ou cartilagem do animal ou acidentalmente.

A captura dos tubarões em todo o mundo criou um mercado bilionário movido pelo interesse internacional nas barbatanas do animal (elas são consumidas como iguarias nos restaurantes asiáticos) e pelo uso das cartilagens na indústria farmacêutica. Paulo Cavalcanti afirma, porém, que não há comprovação científica de que esses medicamentos tragam os resultados prometidos.
Por serem animais de topo de cadeia, os tubarões têm um papel fundamental de controle das populações de suas presas. A extinção ou diminuição das populações de tubarões, consequentemente, pode acarretar graves desequilíbrios ao ecossistema marinho.

Em 2009, a IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês) realizou um levantamento do estado de conservação das 64 espécies de tubarões e raias de alto mar existentes em todo o planeta atualmente. Concluiu que 32% delas estão ameaçadas de extinção.

 
Quando o meio ambiente e os seres que nele habitam são mais importantes que o lucro da sua empresa... isso sim é ser sustentável!

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