No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, médicos, de jalecos brancos, estarão de vassoura e pás de lixo nas mãos retirando da Avenida Paulista, em São Paulo, todas as pontas de cigarros espalhadas no entorno do Conjunto Nacional, durante a segunda edição do "Mutirão da Bituca" da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
“Esta é mais uma iniciativa fundamental para o controle do tabagismo no país. Temos obrigação de trabalhar esse aspecto como médicos, pois o tabagismo é causa importante de morte e diminuição da qualidade de vida por diversas doenças”, argumenta Jaquelina Ota, presidente da SPPT.
Das 8h às 16h, os médicos pneumologistas também prestarão esclarecimentos aos cidadãos, além de distribuir materiais informativos.
No interior do Conjunto Nacional, serão feitos exames de pico de fluxo para avaliar a capacidade respiratória; teste de dependência de nicotina e dosagem de monóxido de carbono no ar expirado pelo paciente.
Haverá ainda um software para calcular quanto cada fumante gasta na compra de cigarros por dia, mês, ano e ao longo da vida. Os interessados saberão o valor que lucrariam se tivessem, por exemplo, investido tal dinheiro em aplicações financeiras diversas.
A iniciativa tem como slogan: “Vamos varrer essa doença. Parar de fumar? O médico pode ajudar. Procure um pneumologista”.
SPPT | Mutirão de coleta de bitucas:
Data: 31 de maio de 2011
Horário: das 8h às 16h
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073
ÓTIMA ATITUDE!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário