quinta-feira, 26 de maio de 2011

Embalagens: Coleta, design e arte

O post de hoje é dedicado as embalagens nossas de cada dia. Para o marketing: "O projeto da embalagem de consumo deve ser voltado para a conveniência do consumidor, ter apelo de mercado, boa acomodação nas prateleiras dos varejistas e dar proteção ao processo. A embalagem dos produtos de consumo precisa chamar a atenção no ponto de venda, informar as características e atributos do produto e despertar o desejo de compra no consumidor. Se ela falhar nesta função o produto corre o risco de desaparecer do mercado. A embalagem é uma poderosa ferramenta de marketing que pode ajudar o produto a conquistar a preferência do consumidor e garantir seu lugar no mercado."
Design ousado, iniciativas ecológicas, arte, aproveitem:


Sem cores, a produçao da lata ficaria muito mais verde - o processo de coloraçao gasta energia, além de poluir o ar e as águas. Também facilitaria o processo de reciclagem, já que dispensaria a separaçao da tinta tóxica do alumínio. A sugestao, simples e eficaz, é do designer Harc Lee.


Já a agência Fred & Farid desenvolveu um novo design para a embalagem de água tônica da marca Schweppes. A ideia foi usar uma tinta que reage à luz negra para atingir seu público que consome bebidas nas baladas. O lançamento foi feito apenas na França.

O energético Rubyy também reage à luz negra.


Essa embalagem-fruta foi criada pelo designer naotofukasawa. Ele tentou reproduzir com o máximo de detalhes, a cor e textura de cada uma das frutas (morango, banana e kiwi - como na imagem abaixo). A sensação passada para quem compra este produto, é a de que está adquirindo um produto verdadeiramente 100% natural.

Outras lindas embalagens de suco de frutas:


Que nem sempre lembram suco..
E por último, a mais legal... a embalagem Hidro-degradável:

Uma edição de 2010 da revista Creative Review, contou com um detalhe revolucionário para o meio-ambiente: uma embalagem plástica que dissolve na água. Você recebe a revista, tira do plástico e faz o lixo desaparecer ralo abaixo. O material hidro-degradável não contém resíduos tóxicos. A embalagem foi desenvolvida pela empresa britânica Cyberpac.


Inspirações Publicitários FC e Design Gráfico UFMA.

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