sábado, 14 de maio de 2011

Livros para download de Comunicação e Design

Estão disponíveis para download cinco livros sobre comunicação e design. Eles foram publicados entre 2009 e 2010 pela Editora Cultura Acadêmica, que é segundo selo da Fundação Editora da UNESP.

Os livros disponibilizados fazem parte do projeto PROPG-Digital, que tem como meta disponibilizar gratuitamente o conhecimento gerado nas pesquisas da universidade pública, [sendo] a Coleção PROPG-DIGITAL [...] a primeira experiência da Fundação com o livro digital e será importante laboratório de novas iniciativas nesta área que conquista gradualmente seu lugar no imenso universo de possibilidades da publicação e da leitura acadêmica.

Os livros abordam temas variados em comunicação, mas todos oriundos de pesquisa acadêmica com financiamento público.


Download

Título: Design e planejamento: aspectos tecnológicos

Ano: 2009

Autor(es)/Organizador(es): Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli

Sinopse: Essa coletânea reúne ensaios que permitem ao leitor se aproximar de boa parte da investigação científica desenvolvida na área, apresentando estudos que envolvem Design Étnico, Gestão de Design, Pratica Profissional, Metodologias Projetuais, Design de Moda, Design de Superfície, e ainda as relações do projeto de design Usabilidade, Tecnologias Computacionais, e Arquitetura. Textos produzidos sob a perspectiva dos novos enfoques e demandas da contemporaneidade, como as do meio ambiente (ecológico ou ecodesign e design de moda), preocupações com o bem-estar da comunidade e com os sentimentos e afetividade.


Download

Título: Design e ergonomia: aspectos tecnológicos

Ano: 2009

Autor(es)/Organizador(es): Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli

Sinopse: Essa coletânea ressalta a importância da aplicação da ergonomia no design de produtos e sistemas, com a finalidade de desenvolver tecnologias para melhorar a qualidade de vida humana. Dividido em doze capítulos, Design e ergonomia: aspectos tecnológicos destaca alguns deles, como os presentes na acessibilidade de equipamentos médico-hospitalares por indivíduos obesos e usabilidade de cadeiras de rodas por indivíduos idosos; avaliações ergonômicas sobre espaços e equipamentos escolares; análises sobre os problemas informacionais em rótulos e bulas de embalagens.


Download

Título: Design, empresa, sociedade

Ano: 2010

Autor(es)/Organizador(es): Paula da Cruz Landim

Sinopse: Esse livro verifica até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.


Download

Título: História e comunicação na nova ordem internacional

Ano: 2010

Autor(es)/Organizador(es): Maximiliano Martin Vicente

Sinopse: Realizando a convergência entre História e Jornalismo, Maximiliano Martin Vicente viabiliza a proposta de promover leituras englobando estes dois campos do conhecimento e pesquisar de maneira ampla o significado social desse veículo de comunicação na atualidade. Sua reflexão resultou em História e comunicação na nova ordem internacional, lançamento do selo Cultura Acadêmica, obra que explora as divergências na cobertura dos veículos estudados, como o Le Monde Diplomatique e a revista Veja, para verificar a possibilidade de operar na comunicação com as estratégias da história.


Download

Título: Representações, jornalismo e esfera pública democrática

Ano: 2009

Autor(es)/Organizador(es): Murilo César Soares

Sinopse: Os textos deste livro analisam as representações da política e da mídia nas sociedades democráticas contemporâneas. A primeira parte da obra é dedicada aos aspectos cognitivos e retóricos do jornalismo e sua influência sobre as audiências. Na seqüência são examinadas as acepções da democracia e o papel do jornalismo na constituição das sociedades democráticas e na expansão dos direitos de cidadania. A parte final do livro trata do lugar ocupado pelos meios de comunicação nas eleições brasileiras de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Aliando reflexão teórica e análise de situações concretas, esta obra salienta as conexões entre representações, jornalismo e democracia.

Essa super dica veio do blog QUASE PUBLICITÁRIOS, conheçam o blog deles, é muito legal também!

2 comentários:

xaxixo disse...

os links estão vazios. agradeço se repostar. se possível enviar aviso carlosalberto810@hotmail.com.
abs

Raíssa Hamond disse...

Oláa, obrigada por ter avisado, acabei de ver que o site retirou esses downloads do ar. Vou ver se localizo em uma outra fonte ok???
Abs