quinta-feira, 17 de março de 2011

Eco-Dica (5) - Como economizar energia: Microondas


Ter uma vida sustentável não significa apenas reciclar, "recusar sacolas plásticas", comprar produtos com o selo verde, plantar árvores... sustentabilidade também está ligado com economia. Há exatamente 1 mês atrás eu postei a última "eco-dica" aonde falei sobre a economia da água.

Hoje vim falar sobre economia de energia, mais especificamente sobre o grande contribuidor das suas contas virem tão alta.


Apesar de hoje em dia os aparelhos serem bem mais eficientes do que antigamente, em geral cerca de 6% da energia consumida numa residência é destinada ao microondas. Ainda assim, seu uso é energeticamente igual ou mais vantajoso do que o do forno elétrico (basta comparar o consumo em kw/h do seu modelo com um equivalente elétrico em litros).

Seguindo as dicas do blog Mude o Mundo, seguem as dicas para você economizar energia com o seu microondas:

1)Planeje suas refeições, principalmente, os descongelamentos. Se você já sabe que vai ter que descongelar feijão, carnes ou peixes no dia seguinte, deixe-os descongelando naturalmente durante a noite, na pia ou mesmo dentro da geladeira

2)Microondas agem aquecendo partículas de água. Por isso, alimentos líquidos como sopas ou feijão esquentam muito mais rápido. Seguindo esse raciocínio, adicione uma pequena quantade de água à sua refeição e você economizará tempo e energia.

3)Nunca se esqueça: aparelhos em stand-by consomem até 15% da conta de luz! Desligue o microondas da tomada sempre que não for usá-lo.

4)Cubra os alimentos com um prato um tampa apropriados; assim você aproveita o vapor quente que eles exalam durante o aquecimento e não suja seu microondas.

5)Utilize preferencialmente refratários brancos, que refletem o calor ao invés de absorvê-lo.

6)Ao adquirir um novo forno, atente à sua eficiência energética. Muitas vezes alguns reais a mais no ato da compra se tornam centenas de reais economizados ao longo dos anos.

Gostaram? Agora é só agir...

Nenhum comentário: