terça-feira, 29 de março de 2011

Você sabe mensurar seu impacto na mídia social?


Uma pesquisa da Useful Social Media Community, empresa norte-americana, revela que 60% dos profissionais de mídia corporativa não se sentem confiantes para mensurar o impacto de sua estratégia de marketing nas redes sociais. No entanto, 89% deles reconhecem que a mídia social está se tornando uma parte importante de sua estratégia de marketing. O estudo ouviu 100 profissionais de diversas companhias em dezembro de 2010.

A pesquisa também mostra que para melhorar seu desempenho nas redes, 43% das empresas contratam consultorias para orientar a estratégia na mídia social.

$ nas redes
Entre os profissionais entrevistados, 77% disseram que pretendem investir mais recursos financeiros nas redes sociais da companhia em 2011. Apenas 11% não pensam em aumentar o investimento e 12% afirmam que manterão o mesmo orçamento de 2010. Dos que querem incrementar a verba destinada às redes sociais, 33% pretendem usar de 5 a 10% do budget da companhia.

Ainda falta dedicação
Apesar de vislumbrar investimentos futuros, 41% das companhias não contratam um profissional específico para cuidar das redes sociais da empresa. A Europa se destaca como o continente que mais mantém profissionais exclusivos para as redes sociais, com 64%, contra 50% dos Estados Unidos. O estudo indica que há espaço no mercado para especialistas na área ou para quem pretende se especializar

Em grande parte das empresas, a coordenação das redes sociais é ocupada pelos gerentes (46%), mas 12% decidem colocar o CEO à frente das redes sociais. Em 43% dos casos, a área de mídia social é gerida pelo departamento de marketing, enquanto em apenas 4% é coordenada pela área específica de mídia social.

Qual é a utilidade das redes?
Segundo a pesquisa, 54% das empresas norte-americanas usam as redes para envolver os funcionários, 50% para atender os clientes e 38% para desenvolver novos produtos ou serviços.

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